quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Falando Sobre o NHibernate

O NHibernate é uma API portada para a plataforma .NET a partir do Hibernate, que funciona em plataforma Java. A utilização do NHibernate e do Hibernate é similar, então se alguém ja estiver habituado a utilização de algum destes, não sentirá dificuldades.
O NHibernate é um ORM (Object Relational Management), traduzindo, ele é um mapeador objeto relacional. Com ele é possível escrever aplicações em linguagens orientadas o objetos e utilizar qualquer banco de dados relacional, sem ser necessário a criação de nenhuma linha de em linguagem SQL para a persistência dos dados no banco. E sim acredite é fácil de usar e não requer muita experiência para a criação de aplicações simples. O melhor na utilização do NHibernate é poder conversar com um banco de dados relacional em linguagem orientada a objetos, ou seja, você salva e recupera objetos, e não linhas de tabela.
A utilização é bem simples, e é utilizado apenas script XML para que tudo possa acontecer. Mas fica fácilexplicar conceitualmente coisas que podem ser vizualizadas. Então minha dica para quem está interessado é acompanhar o blog, pois logo estarei publicando um artigo de como utilizar o NHibernate. Para quem tem pressa basta acessar o site: https://www.hibernate.org/343.html e fazer o download da documentação.
Até Logo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário